O Palácio das Esmeraldas, sede do Governo do Estado, está totalmente restaurado.O Palácio  faz parte do projeto de recuperação dos prédios estaduais localizados na Praça Cívica, e que compõem o estilo Art Déco da capital cuja restauração receberá cerca de R$ 30 milhões em investimentos. “Daqui uns dias toda a praça estará 100% reestruturada, reformada, linda para vocês não só visitarem, mas também para passear aqui com a família. O Palácio é um prédio de importância histórica para nosso estado. Estamos restaurando para preservar o patrimônio arquitetônico de Goiás”, destacou Caiado. A revitalização devolve à população um dos principais marcos políticos e culturais do estado.

O chefe do Executivo goiano enfatizou que o serviço, além de conservar o espaço para as gerações futuras, mantém as características originais do imóvel. “Aqui é um palácio que é a casa do governante, a casa do povo goiano, com toda simbologia que deve ser respeitada. Além de preservar o estilo art déco do prédio, a fachada voltou à cor original, que condiz com o nome Palácio das Esmeraldas”, ressaltou Caiado. O prédio foi projetado pelo urbanista Atílio Corrêa Lima e construído entre os anos de 1933 e 1937, sendo o ponto central da Praça Cívica.

Foram investidos R$ 3,8 milhões na reforma, que incluiu o reparo de fissuras no prédio, recuperação dos balaústres do guarda-corpo da varanda frontal, além de acabamentos nas paredes externas, impermeabilização com manta asfáltica, execução de ladrilho hidráulico, recomposição de peitoril em granilite e a recuperação das fachadas externas.

As melhorias nos edifícios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), do Centro Cultural Marietta Telles e Cine Cultura já estão concluídas. Os serviços garantiram a preservação do patrimônio histórico e cultural, oferecendo um espaço mais moderno e acessível ao público goianiense.

No Museu Zoroastro Artiaga, as características originais do prédio serão recuperadas, com objetivo de valorizar o conjunto arquitetônico e implementar acessibilidade e segurança estrutural. A previsão de entrega da reforma é janeiro de 2026. Já o prédio do Antigo Fórum, outro ícone do estilo art déco da capital, também será modernizado. A intervenção deve começar no primeiro semestre de 2025.