Tem início, nesta segunda-feira (12/5), a terceira edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”, com atividades em todo o país. Durante o evento, que acontece até sexta-feira (16/5), serão intensificadas ações para emissões de RG, CPF, título de eleitor e segundas vias de certidões, para realização de registro de nascimento tardio e, também, para atendimento de migrantes, populações indígenas e quilombolas e população em situação de rua. 

Em Goiânia a ação acontece no  Centro POP de Goiânia, localizado na Alameda Botafogo, nº 68, Setor Central e é promovida pelo Poder Judiciário em parceria com a Prefeitura de Goiânia.  A ação é promovida pelo Poder Judiciário em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel anunciou a elaboração de um programa destinado a moradores de rua com o objetivo de promover inclusão social. “Até dezembro não quero ver mais ninguém dormindo nas ruas sem assistência, Vamos tratar, cuidar e reintegrar a sociedade”.

A expectativa é de que sejam feitos mais de 230 mil atendimentos nos postos disponibilizado pelos tribunais estaduais e federais durante os cinco dias da ação. Devem ser expedidos mais de 286 mil documentos.  

Mobilização  – Os serviços disponibilizados pelos tribunais variam conforme o estado. Ao todo, haverá 35 tipos de atendimento. Nos postos abertos à população, poderão ser emitidos documentos como registro civil e CPF. O público receberá assistência jurídica, social e previdenciária. 

Os TRFs atuarão, durante o evento, nas áreas de assistência social, documentação, saúde e cidadania. Além do geral, entre os públicos específicos esperados, estão indígenas, migrantes e egressos do sistema penal.