A Prefeitura de Goiânia realiza neste sábado (24/5) e domingo (25/5) a 2ª Conferência Municipal LGBTQIA+.  O evento, que é gratuito e aberto ao público, ocorrerá no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário, com o tema “Defesa dos Direitos, Participação Social e Políticas Públicas para a População LGBTQIA+”.

 

Durante dois dias, representantes de coletivos LGBTQIA+, conselheiros de direitos, gestores públicos, técnicos da administração municipal, educadores, pesquisadores e membros da sociedade civil se reunirão para discutir propostas que garantam direitos, combatam as desigualdades e consolidem avanços institucionais para a população LGBTQIA+.

 

A programação prevê rodas de diálogo, debates, além da eleição dos delegados e delegadas que representarão o município na Conferência Estadual LGBTQIA+.

 

Segundo calendário do Governo Federal, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025, em Brasília/DF. De acordo com o Decreto nº 12.030, de 27 de maio de 2024, as conferências locais serão realizadas entre 2 de janeiro de 2024 e 31 de maio de 2025, as conferências estaduais e distrital serão realizadas entre 2 de janeiro de 2024 e 31 de agosto de 2025.

 

O tema central da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ será: “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a partir do entendimento que a construção da política nacional ocorrerá com o envolvimento da diversidade geográfica, histórica, social e cultural da população LGBTQIA+ em todas as regiões do Brasil.