A Blombô, galeria de arte vai promover em parceria com a Cerrado Galeria no dia 11 de junho, em Goiânia, seu 118º leilão. Serão mais de cem obras de grande valor cultural e histórico de artistas como Di Cavalcanti, Burle Marx e Siron Franco, que ficarão em exposição de 3 a 10 de junho na Cerrado Galeria. O leilão acontecerá presencialmente no World Trade Center e também de forma online para todo o Brasil e mundo, por meio do portal iArremate.com no dia 11. Serão cerca de R$ 12 milhões em obras.
A inciativa faz parte de um projeto iniciado em 2022, com o objetivo de promover exposições e leilões em diferentes regiões do Brasil e já por Brasília, Belo Horizonte. Até o fim do ano, estará no Nordeste.
As obras passeiam por diferentes períodos da arte brasileira, do modernismo de Emiliano Di Cavalcanti e de Roberto Burle Marx, até nomes contemporâneos como Lygia Clark e Siron Franco. Entre as principais obras está “Mulata e Flor”, quadro de 1954 de Di Cavalcanti. A pintura traz o olhar lírico e sensual do artista, em uma composição característica de suas obras, retratando uma figura feminina no cotidiano brasileiro. Um dos principais nomes do modernismo brasileiro e um dos idealizadores da Semana de Arte de 22, Di Cavalcanti é conhecido por suas cores vibrantes e temática tropical, presentes na pintura.
As obras de Burle Marx estão entre as mais esperadas. Roberto Burle Marx é um dos mais prestigiados artistas brasileiros, reconhecido por sua multifacetada contribuição às artes e ao paisagismo. Suas contribuições ao design de paisagem e sua habilidade em fundir arte com botânica continuam a influenciar gerações e são celebradas em todo o mundo em museus e coleções de arte.
Outro destaque é “Planos em superfície modulada”, de Lygia Clark. A obra de 1957 já fez parte da exposição “Lygia Clark – Uma Retrospectiva”, do Itaú Cultural em 2012; “The Shadow of Color”, no The Israel Museum em Jerusalém; e compôs a mostra comemorativa aos 100 anos da artista na Pinakotheke Cultural, em 2021.
O leilão terá ainda uma iniciativa social. A pintura “Amazonas”, de Siron Franco, uma tela de 135 x 155 cm, foi doada pelo artista e terá seu valor totalmente revertido para o Hospital do Câncer de Goiânia. Com lances a partir de R$ 175 mil, o leilão da obra tem como objetivo unir arte e solidariedade, em benefício da sociedade.
Sobre a Blombô – Fundada em 2017, a Blombô é uma galeria de arte especializada no mercado de leilões e na venda de obras de arte on-line. Com sede em São Paulo, a galeria se destaca por promover leilões de arte, vinhos, acessórios de luxo e mobiliário de design assinado. Ao longo de sua trajetória, a Blombô organizou mais de 100 leilões e realizou vendas para diversas regiões do Brasil e do exterior. Seus leilões de arte e vinhos ocorrem mensalmente, enquanto a Blombô Marketplace — plataforma on-line da galeria — apresenta um acervo com mais de 5.000 obras, incluindo artistas históricos, como Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake, além de nomes contemporâneos como Siron Franco, José Bento e Paulo Pasta.
Sobre a Cerrado – A Cerrado é o mais recente e importante passo da trajetória de três galeristas que vêm de diferentes lugares do Brasil e levam em conta o amadurecimento, a profissionalização e a descentralização do mercado de arte no país, bem como a firme convicção de existe no Centro-Oeste grande interesse e demanda por conteúdo de qualidade no campo das artes visuais. São eles: Antônio Almeida, Carlos Dale e Lúcio Albuquerque.
Em Goiânia, a Cerrado Galeria ocupa a icônica casa modernista projetada por David Libeskind na Rua 84, cujos azulejos originais conservados são um marco da arquitetura goiana. Em Brasília, a Cerrado Cultural fica no Lago Sul, onde conta com um espaço de 1.600 metros quadrados, para a realização de exposições de maior impacto.
Leave A Comment