Com um olhar atento à diversidade e ao respeito pelos povos originários, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promoveu  a formação Educação Escolar Indígena: Educação Intercultural e Inclusão dos Povos Indígenas. A iniciativa contou com a presença de professores, supervisores pedagógicos, intérpretes e mediadores de Inclusão das escolas indígenas da rede pública estadual.

O destaque da formação foi o lançamento do livro Leia, adaptado para as línguas originárias A’uwe Uptabi, Tapuia e Xuréréa, como parte das ações do Programa AlfaMais Goiás. O material representa um marco para a educação bilíngue no estado e reforça o compromisso com a valorização da cultura e da identidade indígena nas salas de aula.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-cacique Wellington Brandão destacou a importância do momento. “O povo indígena sofreu por muitos anos para conquistar uma educação justa e de qualidade. Hoje, somos gratos ao governador e à professora Fátima Gavioli por esse olhar de respeito e inclusão aos nossos povos”, agradeceu Wellington.

O estudante do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Olga Mansur, Emilson Pinita’awê, expressou a sua emoção em ver os livros para os povos indígenas e agradeceu ao Governo de Goiás e a Seduc pelo empenho em desenvolver os livros. “Esse livro é um guia escolar e um legado para nós. Ele foi escrito na nossa língua materna. Isso mostra que nossa cultura não será esquecida. Fico muito feliz”, afirmou com emoção Emilson.

Representando o povo Xavante, Cristóvão Tsoropre também destacou o protagonismo indígena na construção da educação nas aldeias. “Temos liberdade para conduzir o ensino conforme as tradições de cada comunidade. Estamos aqui para aprender, ouvir e crescer juntos com a Secretaria da Educação”, ressaltou Cristóvão.

O Programa AlfaMais Goiás, uma das principais políticas educacionais do estado, visa elevar os índices de alfabetização na idade correta, combater desigualdades e garantir que cada criança tenha acesso a uma Educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. O lançamento do livro Leia em três línguas indígenas reforça esse compromisso.