Nesta quarta-feira,(04/06), o Banco Central lança  operações, com início programada para o dia 16,  com o Pix Automático para pagamento de contas recorrentes. A modalidade alcançará contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios, assinaturas, planos de saúde, seguros e outros serviços que exigem cobrança periódica.

Batizado de “Conexões Pix”, o evento, desta quarta-feira, reunirá empresas recebedoras, instituições de pagamento, iniciadores de transação e desenvolvedores de soluções que devem atuar diretamente com a nova funcionalidade. Para usar o a nova ferramenta de pagamento do BC o consumidor precisará fazer uma autorização inicial, informando dados como valor máximo e a periodicidade do pagamento. Depois disso, os débitos serão feitos de forma automática na conta do usuário, respeitando as condições definidas.

Desde o fim de maio, o Banco do Brasil permite que todos os seus clientes utilizem o Pix Automático para pagamentos recorrentes, já que foi a instituição financeira que primeiro completou a fase de testes no Banco Central..

O Banco do Brasil oferecerá diferenciais nessa ferramenta, permitindo o agendamento de cobranças com até 90 dias de antecedência. Pelos critérios atuais do BC, as cobranças podem ser agendadas com dois a dez dias de antecedência.

Além disso, o banco também permitirá que a empresa divida o recebimento dos Pix Automático em até seis contas diferentes.