Já está em execução  as obras de implantação de 58 totens e nove semipórticos metálicos na Região da 44. A  instalação das estruturas irá se estender por aproximadamente seis meses, conforme informação da Agência Goiana Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

As obras estão sendo financiadas por meio de recursos no valor de R$ 10 milhões, garantidos pelo senador Wilder Morais, por meio de emenda orçamentária em benefício à Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44). De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Naves, a implantação das estruturas abre, a partir do polo confeccionista,  o projeto de revitalização do Centro de Goiânia, que inclui também o Parque Mutirama.  A empresa contratada pela Goinfra já iniciou o serviço de escavação em alguns pontos onde serão colocadoa os totens de sinalização”, esclarece Naves.

Ao todo serão instalados 58 totens metálicos, que terão 1,80 metro de altura e 80 centímetros  de largura, e nove semipórticos metálicos em dois modelos diferentes: um modelo será composto por um pilar de 8 metros de altura e uma treliça na parte superior com 5,20 metros de largura;e outro tipo com pilar também com 8 metros de altura, sendo que na parte superior haverá uma treliça de dez metros, com balanço de 5 metros para cada lado. “Esses semipórticos, que poderão ser vistos de longe, irão sinalizar as boas-vindas aos nossos turistas”, afirma o presidente da AER44.

As grandes estruturas metálicas terão posição estrategica em esquinas que compõem todo o perímetro da Região da 44, como na Av do Contorno com a Av Independência, Av. Leste-Oeste com a Av. Contorno (à direita), Leste-Oeste com Contorno (à esquerda), na Rua 301 esquina com a Marginal Botafogo, também na esquina da Leste-Oeste com Av. Goiás, na Rua 44 com a Av Independência, na Av Oeste com a Rua 44. Também serão colocados semipórticos no canteiro central da Av Leste-Oeste e também na Av Oeste.

Trânsito – Conforme o presidente da AER44, inicialmente não será necessário nenhuma intervenção no trânsito para a realização das obras. “O serviço mais complexo será a implantação dos semipórticos, que são estruturas maiores e mais pesadas, aí então será necessária intervenções pontuais por alguns dias no trânsito, mas certamente contaremos como o apoio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET)”, esclarece Sérgio Naves.

Segundo o presidente da AER44, mais do que valorizar o paisagismo da Região da 44, as obras de revitalização dão início a um novo momento no polo confeccionista de Goiânia. “Com fim da invasão de ambulantes, graças a realocação dos mesmos e a um efetivo e contínuo trabalho de fiscalização, a Região da 44 entra numa fase que exigirá de todos uma postura de reeducação, para o uso correto das vias públicas”, destaca Sérgio.