A missão goiana no Japão conheceu, nesta terça-feira (15/7), um projeto com tecnologia que visa produzir fertilizante ecológico em Mineiros, no Sudoeste goiano. Os detalhes foram apresentados ao governador Ronaldo Caiado durante uma reunião no escritório da startup Tsubame BHB, na cidade de Yokohama, no segundo dia da missão oficial no Japão. A empresa espera investir mais de R$ 200 milhões para a implantação da unidade.
A iniciativa de trazer a tecnologia para o Brasil é fruto de uma parceria entre a Tsubame e a empresa Atvos, e consiste em produzir amônia aquosa verde a partir do bagaço da cana-de-açúcar – alternativa aos fertilizantes nitrogenados de base fóssil. Segundo a empresa, a ação “contribui para a promoção da descarbonização e da economia circular do Brasil, além de fortalecer a cadeia de suprimentos de fertilizantes nitrogenados – um setor no qual o Brasil atualmente depende de importações”.
“Fizemos algumas solicitações, principalmente na parte da eletrificação de alta tensão das regiões Nordeste e Vale do Araguaia, e para o financiamento de silos, para armazenamento de safra, em torno de 18 milhões de grãos”, comunicou Caiado. “ E dentro dessa operação, com esse volume todo, eles responderam que não há limite. O que precisarmos estará à disposição. Então vamos adiante”, celebrou o governador.
Leave A Comment