O Centro de Artes World Group promove a palestra “Arte de Performance e Gênero” com a socióloga e artista Violeta Casoni na próxima segunda-feira (18/8), das 19h às 21h. Com entrada gratuita e voltada para o público a partir de 18 anos, a atividade busca co-criar um espaço de diálogo e reflexão a partir de experiências que sentem, pensam e fazem o gênero de forma não homogênea, não compartimentada, nem hierarquizada. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas previamente pelo Sympla.
A palestra propõe uma viagem pela arte de performance localizada e desenvolvida na América Latina — ou Amefrica Ladina/Abya Yala —, a partir de expressões que discutem polifonicamente as possibilidades do(s) corpo(s), colocando em tensão a matriz colonial do gênero. Violeta Casoni é graduada em Sociologia pela Universidade de Playa Ancha (Chile) e mestra em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com várias especializações em gênero, corpo e sexualidade. Também atua como cineclubista, fotógrafa, bailarina e tradutora. O evento contará com intérprete de Libras e faz parte do projeto “Manutenção do Centro de Artes World Group”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
O espaço que abriga o Centro de Artes World Group foi fundado na década de 1990 por Cristiane Moraes e Lamar Lamounier, com o propósito de fomentar atividades artísticas e culturais. Na época, era conhecido como Lamounier Ballet Teatro de Goiânia.
Ao longo dos anos, o espaço assumiu diferentes facetas, funcionando como escola de balé, teatro (Lamounier Ballet Teatro de Goiânia) e sede do Instituto Científico e Cultural Lamounier. Além disso, foi palco de lançamentos de livros, exposições, exibições de filmes e atividades colaborativas com instituições artísticas e acadêmicas locais.
Também abrigou palestras culturais e científicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências. Por meio de parcerias internacionais, fortaleceu sua conexão com países como Portugal, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Suécia e Alemanha.
Em 2015, o espaço foi transformado no World Group Center, ampliando sua atuação multidisciplinar, mas sempre mantendo o foco em atividades artísticas, especialmente na dança, por meio do seu Centro de Artes. Atualmente, o Centro de Artes World Group acolhe grupos artísticos independentes para aulas, ensaios e apresentações, reafirmando seu compromisso com a cultura e a criatividade.
Leave A Comment