A grande estreia da semana do Cine Cultura é O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, que entra em cartaz nesta quinta-feira (28/8). O filme consolida-se como um dos grandes destaques do cinema brasileiro contemporâneo. Premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, o longa integra a seleção dos mais relevantes festivais internacionais e foi responsável por abrir o Festival de Gramado 2025, com ampla repercussão na imprensa. Estrelado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás, o filme se passa em um Brasil distópico onde idosos são enviados a colônias compulsórias.

Na sexta-feira (29/8), a sala recebe outra novidade: o horror australiano Juntos, protagonizado por Alison Brie e Dave Franco. As duas estreias fazem parte da Semana do Cinema, que terá ingressos a R$ 10 (valor único).

Além da programação comercial, o Cine Cultura promove a Mostra de Cinema Espanhol, em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil. As sessões acontecem de 28 a 31 de agosto, com ingressos a R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia).

Com entrada gratuita, o público terá no sábado (30/8), às 14h, a exibição do  Clássico do Cultura: Domínio dos Bárbaros, de John Ford. A sessão repõe a exibição que havia sido cancelada no dia 23/08.

O Cine Cultura está localizado no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, e conta com uma cafeteria para atender os visitantes. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria, com pagamento em dinheiro ou via Pix. A bilheteria abre 30 minutos antes das sessões em dias úteis e uma hora antes nos fins de semana e feriados. Sessões gratuitas são indicadas na programação. Às segundas-feiras, todos pagam meia-entrada.

Sinopses

O Último Azul (2025, Brasil, 14 anos, 86 min, dir: Gabriel Mascaro)

Para aumentar a produtividade econômica, o governo determina que os idosos sejam realocados para colônias habitacionais distantes. Tereza, de 77 anos, se recusa a obedecer e embarca em uma jornada pela Amazônia que transformará seu destino para sempre.

Tijolo Por Tijolo (2025, EUA, 12 anos, 103 min, dir: Victória Álvares e Quentin Delaroche)

No Ibura, periferia do Recife, Cris tem a impressão de que tudo está por um fio. Ela e o marido perderam os empregos no início da pandemia de Covid e também a casa em que moravam com três crianças pequenas, por risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como microinfluenciadora digital enquanto tenta reestruturar a vida.

Luiz Gonzaga – Légua Tirana (2025, Brasil, 14 anos, 114 min, dir: Diogo Fontes e Marcos Carvalho)

Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.

Paterno (2025, Brasil, 12 anos, 110 min, dir: Marcelo Lordello)

Para erguer seu edifício mais ambicioso, Sérgio depende da herança do pai, Heitor, que encontra-se em estado terminal. Ao descobrir um segredo guardado há décadas, o arquiteto inicia uma busca obsessiva pelo passado paterno que desconstrói todas as suas certezas – pessoais, profissionais e morais.

Juntos (2025, Austrália/EUA, 16 anos, 102 min, dir: Michael Shanks)

A mudança de um casal para o interior desencadeia um incidente sobrenatural que altera drasticamente seu relacionamento, suas existências e suas forma físicas.

Cazuza, Boas Novas (2025, Brasil, 14 anos, 91 min, dir: Nilo Romero e Roberto Moret)

O documentário retrata um dos períodos mais intensos, produtivos e simbólicos da trajetória de Cazuza. Entre 1987 e o início de 1989, mesmo enfrentando o diagnóstico de AIDS e um agravamento severo de saúde, o cantor e compositor viveu uma explosão criativa: lançou três álbuns, foi premiado diversas vezes e realizou mais de 40 apresentações com o espetáculo O Tempo Não Para, que se tornaria um dos marcos de sua carreira.

Iracema – Uma Transa Amazônica (1974, Brasil, 16 anos, 97 min, dir: Jorge Bodanzky)

A narrativa acompanha a jovem Iracema (Edna de Cassia) e sua jornada pela Rodovia Transamazônica, uma estrada que, em 1974, simbolizava o otimismo da propaganda militar. Ao lado de Tião Brasil Grande (Paulo Cesar Pereio), ela embarca em uma jornada que a tira das ruas de Belém e a leva para o interior da floresta amazônica.

Nada (2025, Brasil, 12 anos, 92 min, dir: Adriano Guimarães)

Ana está montando uma exposição de suas obras de arte quando é forçada a retornar à fazenda onde passou sua infância. Tereza, sua irmã, foi atingida por uma doença enigmática que altera seus estados de consciência. Durante a estadia no local, Ana se vê tendo que enfrentar os mistérios da própria memória.

Domínio de Bárbaros (1947, EUA, 12 anos, 100 min, dir: John Ford e Emilio Fernández)

Políticas anticatólicas e anticlericais no estado mexicano de Tabasco levam o governo revolucionário a perseguir o último padre remanescente no estado.

O 47 (2024, Espanha, ?? anos, 110 min, dir: Marcel Barrena)

Manolo Vital, morador do bairro Torre Baró, está farto de ouvir a Prefeitura de Barcelona dizer que o transporte público não consegue chegar à área onde ele mora. Ele se propõe a provar o contrário e desafia as autoridades atrás do volante de um ônibus da linha 47. Um ato de rebelião, dissidência pacífica e movimento de bairro que transformou Barcelona em 1978 e mudou para sempre a imagem dos subúrbios.

Às Margens (2022, Espanha, 14 anos, 105 min, dir: Juan Diego Botto)

Ao longo de um dia o filme seguirá histórias entrelaçadas, incluindo a de uma mulher que tem 24 horas para impedir que ela e sua família sejam despejadas de sua casa.

As Vantagens de Viajar de Trem(2019, Espanha, 18 anos, 104 min, dir: Aritz Moreno)

Helga é forçada a internar seu marido em uma clínica psiquiátrica. Ao embarcar num trem para casa, ela conhece um dos psiquiatras do sanatório, Agustin Sangustín, que diagnostica pacientes através de seus escritos, que ele carrega em uma pasta vermelha. Ele se oferece para lhe contar sua história de vida, narrando três histórias sobre um paciente. Mas quando Sangustín sai do trem para comprar um sanduíche, o trem parte sem ele, deixando a pasta na posse de Helga.

Porquinha(2022, Espanha, 16 anos, 100 min, dir: Carlota Martínez-Pereda)

Uma adolescente com sobrepeso, é intimidada por um grupo de garotas populares à beira da piscina enquanto está de férias em sua vila. A longa caminhada para casa mudará o resto de sua vida.

A Estrela Azul (2023, Espanha, 14 anos, 129 min, dir: Javier Macipe)

No início dos anos 90, Mauricio, um músico espanhol de rock and roll que tenta se reconectar com sua vocação, viaja pela Argentina, onde conhece um músico idoso que passa por momentos difíceis.

Programação de 28/8 a 3/9  – Ingresso R$ 10 (valor único)

Dia 28/08 – Quinta-feira

14h – Nada (12 anos)

16h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)

18h – O Último Azul (14 anos)

20h – Mostra de Cinema Espanhol: O 47 (14 anos)

Dia 29/08 – Sexta-feira

14h – Tijolo Por Tijolo (12 anos)

16h – Juntos (16 anos)

18h – O Último Azul (14 anos)

20h – Mostra de Cinema Espanhol: Às Margens (14 anos)

Dia 30/08 – Sábado

14h – Clássico do Cultura: Domínio dos Bárbaros (12 anos)

16h – Juntos (16 anos)

18h – Mostra de Cinema Espanhol: Porquinha (16 anos)

20h – Mostra de Cinema Espanhol: As Vantagens de Viajar de Trem (18 anos)

Dia 31/08 – Domingo

14h – Um Lobo Entre os Cisnes (12 anos)

16h10 – O Último Azul (14 anos)

17h55 – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos) – última sessão

19h40 – Mostra de Cinema Espanhol: A Estrela Azul (14 anos)

Dia 01/09 – Segunda-feira

14h – Cazuza, Boas Novas (14 anos) – última sessão

16h – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)

18h15 – Juntos (16 anos)

20h15 – O Último Azul (14 anos)

Dia 02/09 – Terça-feira

14h – O Último Azul (14 anos)

15h40 – Tijolo Por Tijolo (12 anos)

17h40 – Luiz Gonzaga – Légua Tirana (14 anos)

20h – Juntos (16 anos)

Dia 03/09 – Quarta-feira

14h – Juntos (16 anos)

16h – Paterno (12 anos) – última sessão

18h10 – Um Lobo Entre os Cisnes (12 anos) – última sessão

20h25 – O Último Azul (14 anos)