O município de Rio Quente, cidade situada no sul do Estado, entrega nesta quarta-feira, 3, às 13 horas, 49 casas dentro do programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero a famílias em situação de vulnerabilidade social . A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, que oferece casas totalmente gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade social e com renda familiar de até 1 salário mínimo. O objetivo é atender pessoas que não têm condições de financiar um imóvel. A ação é coordenada pelo Goiás  Social, Agência Goiana de Habitação ( Agehab) e Secretaria Estadual de Infraestrutura ( Seinfra).

Cada unidade habitacional possui sala de estar/jantar, cozinha, circulação, 2 quartos, 1 banheiro, área de serviço coberta, quintal descoberto, acesso cimentado e gramado frontal. A área construída  é de 42,43 m² com lotes de 200 metros. As moradias são construídas com recursos do Fundo de Proteção Social (Protege), do Governo de Goiás. A execução é fruto da parceria com a  prefeitura municipal, que ofereceu o  terreno e infraestrutura.

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, reforça que o compromisso do Governo de Goiás é com a transformação da vida das pessoas mais vulneráveis. “O lar representa dignidade, segurança e um recomeço. É isso que estamos proporcionando a essas famílias: a chance de viver com mais qualidade e esperança, sem pagar nada por isso”, afirma Gracinha.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destaca que o programa habitacional do Estado tem sido um modelo nacional justamente por sua eficiência e impacto social. “Essas casas representam um sonho realizado. A agência cuida de todo o processo, desde a obra até a entrega, garantindo que as famílias recebam as chaves da casa própria com dignidade e zero custo”, pontua.

A prefeita Ana Paula destaca a alegria das famílias da cidade de ver um sonho tão acalentado se tornar realidade. “É um passo importante rumo à dignidade, segurança e esperança de dias melhores e o mais importante, sem pagar nada por isso”.

Já o secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias, ressalta a importância da continuidade das obras e parcerias para alcançar ainda mais famílias goianas. ” O programa segue firme, construindo um futuro melhor para milhares de goianos”, afirma o secretário. O programa tem investimento de R$ 159.500 por unidade e é restrito a famílias com renda de até 1 salário mínimo, residentes no município por no mínimo 3 anos, não ter recebido benefício habitacional anterior do Estado e ter  Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.