O município de Silvânia, distante a 84 quilômetros de Goiânia, se prepara para encerrar o Circuito das Cavalhadas 2025 neste fim de semana com a tradicional encenação das batalhas entre mouros e cristãos. O espetáculo a céu aberto será no sábado e domingo (20 e 21/9), a partir das 16h, no Estádio João Caixeta (Caixetão).
A cidade é símbolo de uma das mais tradicionais tradições do povo goiano. Registros apontam que a primeira encenação das Cavalhadas em Silvânia ocorreu em 1810 e se manteve até 1928. Quase um século depois, em 2022, ações de educação patrimonial e pesquisas de campo foram realizadas para fortalecer a manifestação cultural no município.
Em 2024, Silvânia passou a integrar oficialmente o Circuito das Cavalhadas de Goiás, com a participação dos cavaleiros de Luziânia. Agora, em 2025, o espetáculo será realizado majoritariamente por moradores da cidade.
Circuito – O Circuito das Cavalhadas 2025 teve início em maio e se encerra neste fim de semana. Ao todo, 15 cidades integram o calendário de uma das festas mais emblemáticas de Goiás: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Cidade de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Silvânia.
O Governo de Goiás destinou R$ 4,4 milhões para apoiar as Cavalhadas nos municípios. Os recursos foram aplicados na montagem da infraestrutura dos eventos, incluindo arquibancadas, tendas, banheiros e outras estruturas de atendimento ao público.