Cidades dee Goiás, a exemplo de  Goiânia, Itumbiara, Formosa e cidade de Goiás – além de parte das cidades vizinhas – receberão em seus celulares, neste sábado (27/09), por volta das 15 horas, um alerta de teste da Defesa Civil Nacional. O aviso faz parte da fase final de implantação do Defesa Civil Alerta, sistema criado pelo governo federal em parceria com a Anatel e Ministério das Comunicações.

 

A novidade é que o alerta é considerado “intrusivo”, ou seja, a mensagem salta na tela do celular acompanhada de uma sirene, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso e com a tela desligada.

 

Trata-se apenas de uma simulação para validar o funcionamento da ferramenta, que, a partir de outubro, passa a operar em todo o estado de Goiás, emitindo alertas reais em situações de risco, como chuvas intensas, alagamentos e incêndios florestais.

 

O alerta é gratuito e não exige cadastro, funciona em celulares Android e iOS lançados a partir de 2020 e requer apenas sinal de telefonia 4G ou 5G (não depende de Wi-Fi ou pacote de dados).

 

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o novo recurso é um avanço fundamental. “Prevenir é salvar vidas. Esse sistema vai permitir que a população seja alertada de forma direta e imediata, garantindo mais segurança em situações de risco”, destaca o Comandante de Operações de Defesa Civil, Coronel Pedro Carlos Borges de Lira.

 

Em outubro de 2022, a Anatel determinou que as operadoras de telefonia móvel desenvolvessem a tecnologia Cell Broadcast para o envio de alertas de emergência. A ferramenta, chamada Defesa Civil Alerta, exibe mensagens de texto em formato pop-up diretamente na tela do celular, interrompendo o que estiver sendo acessado no momento. Os alertas são enviados para celulares compatíveis, conectados às redes 4G ou 5G, localizados em áreas com risco de desastres, como enchentes, deslizamentos. entre outros.

 

O Projeto começou em agosto de 2024, com um piloto em 11 municípios das regiões Sul e Sudeste. Em novembro e dezembro do mesmo ano, foi expandido para todos os estados dessas regiões. As notificações testes que chegam nos celulares da população de Goiás e outros estados neste sábado concluem a implantação nacional da ferramenta.