Crianças e adolescentes de todo o país devem atualizar a sua caderneta de vacinação, com a campanha iniciada nesta segunda-feira em todo território nacional e voltada para o público de até 15 anos de idade. Mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas pelo Ministério da Saúde para a ação que será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro, com Dia D de mobilização marcado para o dia 18/10. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, abriu a campanha que tem como lema “Vacinar para o perigo não voltar”.
O objetivo da campanha é para atualizar a situação vacinal, aumentar a cobertura, diminuir a incidência e contribuir para o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis em menores de 15 anos de idade. No dia 17 de outubro será realizada uma Blitz no Trânsito, na Avenida 136 em Goiânia, para alertar os motoristas sobre a importância da vacinação, chamando para o dia D de Vacinação, que ocorrerá em 18 de outubro.
A secretaria orienta que os municípios diversifiquem suas estratégias para resgate da população não vacinada ou com esquema incompleto, como a ampliação dos horários e dias de atendimento nas unidades de saúde e vacinação em escolas públicas, feiras, parques, ou seja, fora dos muros das unidades de saúde.
Em Goiás, algumas vacinas têm apresentado aumento na cobertura como a BCG (90% em 2025, contra 86,40% em 2024), mas outras ainda precisam melhorar como a Pentavalente (77% em 2025 contra 82,04% em 2024) e Polio (76,24% em 2025 contra 83,41% em 2024). A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%. A população deve procurar uma das mais de mil salas de vacina disponíveis no Estado e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
Leave A Comment