Janeiro, o primeiro mês do ano, é um tempo de renovação que convida à definição de novas metas de vida, como a chance de começar ou aperfeiçoar um hobby que traga benefícios à saúde. Um esporte que está em ascensão no Brasil, a prática do golfe, oferece benefícios não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental.

Estudos internacionais, como o apoiado Royal and Ancient Golf Club of St Andrews (R&A), têm reforçado os efeitos positivos do golfe na saúde, especialmente em adultos mais velhos. A pesquisa aponta que a prática pode aprimorar significativamente a força muscular e o equilíbrio, aspectos cruciais no combate ao sedentarismo, conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para idosos.

Para quem deseja ingressar no esporte, Goiânia oferece um campo de padrão internacional projetado por Dan Blankenship, o Goiânia Golfe Clube. Localizado no Portal do Sol Golfe, às margens da GO-020, ele conta com  infraestrutura completa, com 720 mil m2 de área de jogo e 18 buracos.

A área é classificada como a 16° maior layout entre os campos de golfe no Brasil, pelo site americano que avalia os 100 melhores campos do mundo, o Top 100 Golf Courses. Conforme o professor de golfe e head pro do Goiânia Golfe Clube, José Marcos Nascimento, o espaço é aberto para visitantes, que podem fazer aulas particulares do esporte.

Segundo ele, o golfe exige coordenação motora, visualização, concentração e estratégia do jogador. Quando praticado com frequência, especialmente na infância, traz diversos benefícios para o corpo e a mente.

“Enquanto jogamos golfe, nosso organismo libera vários hormônios, como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, conhecidos como ‘hormônios da felicidade’, responsáveis por proporcionar a sensação de bem-estar e auxiliar na redução da insônia, estresse e mau-humor”, aponta o profissional, que ministra aulas de golfe para crianças e adultos.

Ainda de acordo com o professor, o golfe também trabalha a etiqueta, já que vem acompanhado de uma série de regras a serem respeitadas, como o código de vestimenta, com o uso de roupas leves, confortáveis e elegantes; além de exigir um comportamento adequado dentro do campo, respeitando as regras e os companheiros de jogo; e organização, deixando o campo sempre em melhor estado que encontrou.