Durante a solenidade, o vice-governador Daniel Vilela afirmou que a unidade simboliza a retomada de um legado histórico e uma aposta de longo prazo na formação dos jovens. “O Colégio Lyceu é um ícone de Goiás. Estamos fazendo um reencontro com os dias mais gloriosos do nosso passado e, ao mesmo tempo, oferecendo um presente para o futuro de Goiás”, declarou.
O vice-governador também destacou o papel do Lyceu na história educacional do estado e a dimensão cultural do projeto. “Foi o local de formação de grande parte das mais brilhantes mentes do nosso Estado, em várias atividades profissionais”, disse Daniel. “Estamos devolvendo o nosso passado cultural”, completou.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lembrou todo contexto histórico da unidade, já que o Lyceu formou muitas referências e pessoas que fizeram história em Goiás. “Hoje, ele volta a ser referência e, sem dúvida nenhuma, terá alunos do ensino público, fazendo uma língua de outro país nesse local que não foi reformado, mas reestruturado na sua íntegra”, considerou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, relacionou o projeto ao papel da escola pública na mobilidade social e no desenvolvimento. “A educação pública em Goiás tem luz, tem prioridade. Estamos juntos construindo a melhor educação do Brasil”, declarou.
Representando a Embaixada da França no Brasil, o chefe da cooperação Brasil–França, François Legué, ressaltou que a inauguração “simboliza uma parceria construída ao longo de anos, com a educação como prioridade comum”. Ele mencionou o apoio da França na formação de professores, com participação da Aliança Francesa de Brasília, e afirmou que a cooperação seguirá para “fortalecer o ensino do idioma e ampliar oportunidades acadêmicas no exterior”.
Leave A Comment