O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Sandro Mabel foram homenageados, nesta quinta-feira (29/1), com a medalha comemorativa Art Déco, proposta pela Agência Municipal de Turismo e Eventos de Goiânia (GoiâniaTur), em comemoração aos 100 anos do estilo arquitetônico que está presente na capital desde sua fundação. “Nos empenhamos em resgatar aquilo que é o maior conjunto da América Latina”, afirmou o governador sobre o esforço do Estado na revitalização dos prédios tombados, fato que lhe rendeu a condecoração.
Somente na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, o Governo de Goiás aplicou cerca de R$ 20 milhões na restauração e preservação do patrimônio. “Foi uma ação muito bem pensada para que Goiânia reafirme cada vez mais a sua posição de ter o maior conjunto arquitetônico do Brasil e da América Latina”, continuou Caiado. “Não estamos só pintando prédios, mas reconstruindo e mantendo suas arquiteturas. São todos funcionais”, explicou sobre o investimento do Estado. Além dele, outras 29 pessoas receberam a homenagem.
O governador ainda mencionou a recente entrega do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, que também é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua arquitetura. O Estado investiu R$ 20 milhões na reforma e na mobília da escola, que agora é bilíngue. Mais que preservar a história goiana, Caiado disse que revitalizar o conjunto Art Déco trouxe vida ao coração da capital. “Hoje você vê as famílias e os turistas vindo [para o Centro] e se encantando com esses prédios”, concluiu.
O vice-governador Daniel Vilela disse que cuidar da história goiana é uma característica que compartilha com o governador. “E quando assumirmos o governo, a partir de abril, daremos sequência nisso, para que a gente possa transformar toda essa área maravilhosa e histórica da capital, que representa muito bem a história de todos nós”, garantiu. Ainda segundo Daniel, o plano é dar andamento ao projeto iniciado por Caiado, agora com foco em atrair o público. “Nossa ideia é, além de restaurar e revitalizar, encontrar formas de divulgar essa história para as pessoas, especialmente os mais jovens”.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou o protagonismo do Estado no cuidado com o Art Déco e a força do trabalho conjunto para revitalizar o Centro. “Vamos continuar trabalhando dentro do programa que vamos lançar, chamado Morar no Centro, que vai trazer uma população grande para a região central. Também iremos revitalizar lojas e fachadas de prédios que hoje escondem o nosso Art Déco. Vamos remodelar todas elas ao longo de 2026, para que esse movimento se torne cada vez maior em Goiânia”, informou.
Centenário Art Déco – A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, ressaltou que a entrega das medalhas faz parte de uma série de ações realizadas para celebrar o Centenário Art Déco. “Comemoramos esse grande patrimônio através de eventos como concursos de redação e fotografia, debates e o lançamento de um ônibus plotado que vai rodar a cidade, em um roteiro de Art Déco”, disse. “Muito se discutiu se Goiânia é o maior acervo Art Déco do mundo. Independentemente de primeiro, segundo ou terceiro lugar, Goiânia é um dos patrimônios mais importantes, e isso orgulha a todos nós”, disse o idealizador do projeto que celebra os 100 anos do estilo, Barbosa Neto.