O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo, e o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) apresentaram nesta segunda-feira, em evento no Paço Municipal, programa de incentivo para os três times de futebol da capital. O investimento, estimado em R$ 6 milhões, visa auxiliar o ingresso de Vila Nova, Goiás e Atlético Goianiense na Série A do Campeonato Brasileiro, com retorno econômico em turismo esportivo para a capital.
A proposta de apoio foi apresentada por Policarpo, que tem no esporte uma das principais frentes de atuação em seus três mandatos na Câmara de Goiânia. O investimento será feito em parceria pela Prefeitura e pelo Legislativo, por meio de repasse, em parcelas, para a Federação Goiana de Futebol (FGF), de acordo com as necessidades de cada fase do campeonato.
Em discurso no anúncio do programa, Policarpo disse que o futebol é a mais democrática das modalidades esportivas. “É onde o filho da empregada doméstica abraça o filho do patrão. Comemoram e sofrem juntos. Ele cria vínculos. Hoje, dos 20 times que disputam a Série B, os únicos que não tinham ajuda do poder público eram os três times de Goiás”, disse. “O que estamos fazendo hoje, com o apoio do prefeito Sandro Mabel, é resgatar o papel da cidade no apoio ao esporte. Esta ajuda, por sua vez, retorna à nossa cidade em forma de investimentos e impostos. Os recursos arrecadados pelos clubes são integralmente reinvestidos na cidade”, afirmou.
Mabel destacou que o investimentos vai retornar em renda para empresas e trabalhadores do turismo esportivo. “A participação na Série A representa um marco significativo, com a realização de eventos e a atração de clubes de destaque, impulsionando a cidade”, disse o prefeito. “O retorno desse investimento, conforme projeções, é quase três vezes superior ao valor aplicado. Essa iniciativa sinaliza nosso apoio ao esporte, com foco no futebol”, afirmou.
Para o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, todos os clubes de futebol do estado passam por dificuldades financeiras seríssimas. “A verdade é que o futebol brasileiro, principalmente os clubes das séries B, C e D, estão passando uma míngua financeira. Esse apoio do prefeito é sensacional. Tenho que parabenizar, porque está tentando ajudar”, disse.
O presidente do Vila Nova, Fábio Brasil, afirmou que o clube precisa muito deste apoio. “O Vila é carente de recursos e essa parceria vai ajudar muito”, frisou.
Já para Marcos Egídio, vice-presidente do Atlético Goianiense, a atual gestão está fazendo história ao apoiar os times de futebol da cidade. “Vamos fazer um bom uso desse recurso”, falou.
O CEO da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, ressaltou que é importante a participação do poder público no esporte. “O prefeito chega com essa visão, com uma gestão mais moderna e profissional, que com essa parceria pode ajudar os clubes da capital a fazerem melhores campanhas na Série B”, comentou. O presidente da federação, Ronei de Freitas, classificou o anúncio de incentivo aos clubes por parte da Prefeitura de Goiânia como um momento ímpar, já que os clubes terão como melhorar a condição técnica de seus times e melhorar a participação no Brasileirão.
O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Alberto Bites, disse que a importância de fomentar as equipes de futebol por meio de um projeto de patrocínio é gigante, já que a marca da Prefeitura de Goiânia estará estampada nas camisetas dos times para todo o Brasil, no ano em que a capital sedia o Campeonato Mundial de MotoGP. “Gastar em esporte é investimento, e o principal objetivo deste investimento é fazer com que as equipes possam, quiçá as três, subirem para a Série A. Isso traz divisas para o município”, frisou. Segundo Bites, o retorno será possível com o incremento do turismo, movimento nos bares e restaurantes e no transporte de passageiros por aplicativos, táxis e aviação quando ocorrerem jogos nacionais na cidade (com informações da Prefeitura de Goiânia).
Leave A Comment