Tambores, danças afrodescendentes e roupas de várias culturas africanas estarão em voga no bloco carnavalesco Orum Aiyê Quilombo Cultural, que retorna às ruas de Goiânia nos dias 17 e 21 de fevereiro, com o enredo “Palmares: por uma nação negra brasileira”. A iniciativa conta com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Folia Goiás, operacionalizado pelas secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Retomada, em parceria com a Goiás Turismo.
No dia 17 de fevereiro, o ponto de partida do cortejo será às 16h, ao lado do Teatro Goiânia, com destino ao Bosque dos Buritis. Já no dia 21, também às 16h, a concentração acontece na Rua W-7, no Residencial Morada do Ipê, com chegada na sede do Orum Aiyê Quilombo Cultural, onde o público poderá participar do pós-Carnaval ao som da DJ Iara Kavene, com repertório de Black Music.
É a terceira vez que o cortejo desfila no Carnaval goianiense, levando música autoral, dança, figurino e narrativa cênica inspirados na trajetória do Quilombo dos Palmares – símbolo histórico da luta contra a escravidão e da organização social negra no Brasil colonial.
Com a direção-geral de Marcelo Marques e Raquel Rocha, regência de Noel Carvalho e Weiller Jahmaika, coreografias assinadas por Setchegnon Sokenou e Codjo Kpade e figurino de Raquel Rocha, o espetáculo transforma as ruas em palco para a chamada “ópera negra”.
Tambores do Orum
Terça-feira – 17/2
Horário: 16h
Concentração: ao lado do Teatro Goiânia
Percurso: até o Bosque dos Buritis
Sábado – 21/2
Horário: 16h
Concentração: Rua W-7, Residencial Morada do Ipê (ao lado do campo do Itatiaia)
Percurso: até a sede do Orum Aiyê Quilombo Cultural – Residencial Nossa Morada
After: DJ Iara Kavene (Black Music)
Leave A Comment