O Carnaval será estendido em Goiânia: o Festival Mafuá chega ao Martim Cererê neste fim de semana com uma programação que integra música, dança, oficinas criativas e diferentes atrações artísticas. Com entrada gratuita, o evento será neste sábado e domingo (21 e 22/2). O evento é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Idealizado por produtores culturais goianos, o Mafuá tem como propósito valorizar artistas locais, democratizar o acesso à folia e promover ações voltadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão. Entre os principais diferenciais do evento está o line up diversificado, que transita pelo samba, discotecagem, culturas afro e ballroom. O festival também se destaca pelo compromisso com a acessibilidade, oferecendo infraestrutura adequada e intérprete de Libras nos shows de samba.

“O Festival Mafuá surgiu do nosso desejo de permitir que o Carnaval em Goiânia seja acessível e diverso. Queremos criar um espaço em que a cultura e o cerrado goiano sejam valorizados. O apoio da Lei Aldir Blanc, por meio do Governo de Goiás, é fundamental para que esse projeto se fortaleça e alcance cada vez mais pessoas que querem aproveitar o carnaval, mas não têm acesso aos blocos pagos”, destaca Nikolly dos Santos Neto, coordenadora de produção do evento.

No dia 21, a partir das 13h, o público poderá participar da Oficina de Upcycling e confecção de peças carnavalescas, com Thaluuk. No dia 22, a oficina “Lixo ritmado, batuque reciclado” será conduzida pelo Grupo Vida Seca, a partir das 10h. Também no dia 22, a programação musical terá início às 13h e incluirá shows do Coletivo Selvática, Grupo Dona da Roda e Bloco Tambores do Orum, além de uma performance de Stella de Eros.

Na primeira edição, realizada em 2024, o Festival Mafuá reuniu cerca de 1.500 pessoas, contou com a participação de 14 artistas, capacitou 50 pessoas em oficinas e arrecadou mais de 900 litros de leite. Neste ano, a entrada para os shows continua gratuita, com sugestão de doação voluntária de 1 litro de leite como ingresso solidário.

As oficinas exigem inscrição prévia online, por meio de formulário disponível na plataforma Google Forms, através dos links: Thaluuk (https://forms.gle/SamTb3CmqxHuxFmD7) e Vida Seca (https://forms.gle/f4d5CwNBbj7Y1d6x9).