Com inscrições de todos os estados brasileiros e mais de 1,3 mil propostas recebidas, o 2º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás definiu os 30 artistas que participarão da exposição de 2026. A abertura da mostra será realizada no dia 6 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural UFG, em Goiânia, seguida da cerimônia de premiação.

Ao todo, foram o processo recebeu 1.328 inscrições válidas, enviadas por artistas de todos os estados brasileiros, evidenciando o alcance nacional da iniciativa e a diversidade da produção contemporânea do país. Dentre os selecionados estão 10 artistas de Goiás e 20 de outras unidades da Federação, conforme previsto no regulamento.

Os artistas escolhidos são: André Felipe Cardoso, Augusto César, Badu, Carlos Monaretta, Cássia Nunes, Hilda de Paulo, Marcelo Ramalho, Sophia Pinheiro, Simone Moraes e Verônica Santana, de Goiás (GO); Aline Bagre e Leonardo Leoni, do Rio de Janeiro (RJ); Camila Soato e TAIOM, do Distrito Federal (DF); Celaine Refosco, de Santa Catarina (SC); Emanuel Franco e Itatiane Moraes, do Pará (PA); Estevão Fontoura, do Rio Grande do Sul (RS); Fábio Passos, do Piauí (PI); Geovana Côrtes e Matheus de Simone, da Bahia (BA); Hal Wildson e Nita Monteiro, de São Paulo (SP); Ianah, da Paraíba (PB); Isabela Picheth, Milla Jung e Cândida Monte, do Paraná (PR); José Lisbran, de Mato Grosso (MT); Márcio Vasconcelos, do Maranhão (MA); Tatiana Ferraz, de Minas Gerais (MG); e Venes Caitano, do Tocantins (TO).

A seleção foi feita por uma comissão formada pelos curadores, artistas e pesquisadores Vânia Leal (PA), Samantha Moreira (MA/SP), Paulo Henrique Silva (GO), Claudinei Roberto da Silva (SP) e André Severo (RS). Entre os critérios avaliados estiveram a qualidade artística, a consistência conceitual, a relevância das pesquisas, a diversidade de linguagens e a contribuição das obras para o fortalecimento da arte contemporânea brasileira.

Todos os selecionados receberão o Prêmio Participação, no valor de R$ 2 mil. Além disso, cinco integrantes da mostra serão contemplados com o Prêmio Aquisição, de R$ 20 mil cada. As obras premiadas passarão a integrar o acervo do Centro Cultural UFG.

Com a conclusão da etapa de seleção, a organização inicia agora o recebimento das obras, o desenvolvimento do projeto expográfico e a montagem da exposição. A mostra reunirá diferentes gerações, territórios, linguagens e perspectivas artísticas, ampliando a visibilidade da produção contemporânea brasileira e fortalecendo a circulação de artistas de todas as regiões do país.

Realizado pela Associação Cultural MAPA, o Salão Nacional de Artes conta com recursos do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).