O Governo de Goiás anuncio,u hoje,25 a destinação de R$ 3 milhões para o Programa de Regularização Fundiária Urbana do Estado, durante a entrega de 902 escrituras e coleta de assinaturas em outras 426 para famílias do Residencial Real Conquista e Conjunto Madre Germana II, na região Sudoeste de Goiânia. Mais de 5 mil famílias estão em processo de escrituração avançado e o governador prometeu intencificar esse tipo de atuação nas cidades e na área rural.

“A função de um governo é poder melhorar a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Ronaldo Caiado. “Uma família sem casa não tem estabilidade, não tem porto seguro, não tem acolhimento”, completou. Esta é a primeira entrega de escrituras que acontece nestes bairros. As famílias aguardavam há mais de 10 anos pela conquista do documento que sacramenta o direito de propriedade. No Residencial Real Conquista foraminaturas em outras 300.

Aa meta do Governo de Goiás é entregar até o final da gestão 14 mil escrituras. Para acelerar a execução do programa, no ano passado a Agehab reabriu o cadastramento de imóveis para regularização fundiária. Também foram entregues 1,2 mil escrituras em diversos municípios. “Nós temos uma proposta ousada. Este ano entregaremos mais de 3 mil  casas” É um ponto  que eu vou intensificar muito em nosso governo”, disse Caiado. As escrituras, registradas em cartório, são entregues gratuitamente aos moradores originais ou com renda familiar de até quatro salários mínimos.

O Residencial Real Conquista foi implantado em áreas do Estado e do Município de Goiânia para abrigar famílias do processo de desocupação do Parque Oeste Industrial. Em parceria com o governo federal, foram construídas pela Agehab mais de 2.400 unidades habitacionais no bairro no período de 2007 a 2014. O Estado é responsável pela escrituração de 1.257 imóveis e o Município de Goiânia pelo restante: 1.190 imóveis.
No Madre Germana II, bairro que surgiu de processo de ocupação na década de 90, a Agehab está fazendo a regularização fundiária plena. Além das escrituras, o Governo de Goiás está levando importantes obras de infraestrutura e equipamentos públicos.
Em outubro último, o governador Ronaldo Caiado esteve no bairro e assinou ordem de serviço para investimento de R$ 15 milhões na construção de escola de ensino fundamental com capacidade para 780 alunos, Cmei para 80 crianças em período integral, rede de galerias pluviais e distribuição de água, iluminação pública e também recuperação ambiental.
Os recursos aplicados nestas obras, iniciadas no final do ano passado, já haviam sido devolvidos aos cofres da União e foram recuperados pela atual gestão.