Hoje é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data pretende despertar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da detecção precoce desta condição. Em alusão a data a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), ilumina de azul o monumento do Viaduto Latif Sebba, no cruzamento das avenidas 85, D e Rua 87, entre os setores Marista, Oeste e Sul.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de garantir a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e reduzir cada vez mais o preconceito existente contra esse público.

O diagnóstico do autismo está diretamente ligado a marcos importantes no desenvolvimento das crianças como falar, andar, correr. As pessoas com Transtorno de Espectro Autista têm características singulares que afetam a interação social, o comportamento, e a comunicação, entre elas: dificuldade de relação com pessoas, situações e objetos; distúrbio em habilidades físicas e sociais; atraso na linguagem e na fala; dissociação de palavras com seus significados; e reações adversas a algumas sensações.

Já entre as características mais comuns destacam-se: resistência à mudança de rotina; dificuldade de socialização; preferência pelo isolamento; apego excessivo a determinados objetos; dispersão visual; hiperatividade física acentuada.