Goiânia conta a partir desta sexta-feira (16), o terceiro ecoponto da capital, no Jardim São José, região oeste da cidade. O novo ponto de coleta de resíduos sólidos evita descartes clandestinos de lixo e contribui com a preservação do meio ambiente e a limpeza urbana na capital. A execução dos serviços ficou a cargo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

 O local receberá até dois metros cúbicos de resíduos da construção civil, além de óleo de cozinha usado, pneus, eletrodomésticos, móveis, plástico, madeira, papel e papelão. Os pontos de coleta de pequenas quantidades de resíduos facilitam a logística dos descartes e são locais onde a população pode fazer os depósitos gratuitamente.

 Os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas cadastradas junto à Prefeitura de Goiânia, gerando emprego, renda e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade.

Já os resíduos que não podem ser reaproveitados são levados para o aterro sanitário. Além do São José, também possuem ecopontos os setores Guanabara e Faiçalville. No mês de março, mais de quatro mil toneladas de resíduos foram descartadas nas unidades, que operam na modalidade drive-thru. O novo ponto de coleta fica localizado na Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, no Jardim São José. Os ecopontos funcionam das 7h às 19 h, todos os dias da semana.