O calendário astronômico do mês de maio apresenta vários fenômenos como lua de sangue e chuva de meteoros. A chuva de meteoros Eta Aquarid, que começou em abril e segue ativa até o final de maio, atinge o pico durante a noite de 4 para 5 de maio.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa regiões onde há uma concentração maior de poeira cósmica, geralmente deixada por cometas ao executar suas longas órbitas ao redor do Sol. O cometa Halley, o mais famoso de todos, é responsável por duas das principais chuvas de meteoros do ano: a de Eta Aquarídeos, em maio, e a de Orionídeos, em outubro.

Na madrugada do dia 6, acontece o pico dos meteoros Eta Aquarídeos, que são causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Olhe para o Leste a partir das 2h. Quanto mais escuro o local da observação, mais meteoros você verá.

No dia 26, pelo segundo mês consecutivo, temos uma “Superlua”, a lua cheia que ocorre um pouco mais perto da Terra que o normal. Apesar de fazer sucesso nas redes sociais, a olho nu, ela é indistinguível de uma lua cheia comum. Nessa data, também há um eclipse lunar, mas não será visível no Brasil.