Após restauração o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás(IHGG) foi entregue à comunidade. O prédio do final da década de 1930 está localizado em frente à Praça Cívica, no Centro de Goiânia. A instituição, que completa 90 anos em 2022, tem por finalidade preservar a memória histórica e geográfica do Estado.
O IHGG foi fundado em 7 de outubro de 1932, no Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, edifício que foi restaurado em 2021 pelo governo estadual. “Não existe povo sem história. Queremos essa história cada vez mais viva”, frisou o governador. Durante a solenidade, Caiado também relembrou seu compromisso em resgatar a Secretaria de Cultura. “Meu primeiro ato como governador foi restabelecer aquilo que é fundamental para todos nós: a cultura”, destacou.
A nova sede teve a iluminação e o revestimento dos vidros de insulfilm trocados. A pintura voltou a ter a cor inaugural rosa, motivo pelo qual o edifício passa a ser chamado de “Casa Rosada de Goiânia”. O prédio conta também com uma cafeteria. Como resultado de uma parceria com o IHGG, foram investidos pela Cooperativa de Crédito Sicoob UniCentro Br R$ 2,5 milhões na reforma da edificação histórica, com as obras iniciadas em outubro de 2021.
Pelo contrato de cinco anos, renovável, a instituição instalará na antiga sede, uma agência cultural, mantidas na edificação as salas Colemar Natal e Silva e Jarbas Jayme, com respectivos acervos. A contrapartida será o recebimento, pelo IHGG, de aluguel mensal, a ser utilizado para custear os gastos da instituição.
Para o presidente do Instituto, Jales Mendonça, “nada representa mais o espírito de um povo do que a sua cultura”. Ele frisou que parcerias como a que possibilitou a restauração demonstram a valorização da cultura goiana. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou a importância da revitalização do Centro da capital, que “traz a memória do passado”.
O IHGG foi reconhecido de utilidade pública estadual pelo Decreto-Lei n° 1.202, de 8 de abril de 1939, e de utilidade pública municipal pela Lei Municipal n° 8.170, de 5 de julho de 2003. A atual composição de membros do IHGG conta com 50 sócios. Os decanos da instituição são o escritor e folclorista Bariani Ortêncio e a escritora e historiadora Ana Braga.