O primeiro eclipse lunar deste ano ocorrerá neste domingo (15) e será possível observá-lo em todo o Brasil. O fenômeno astronômico poderá ser visto a partir das 23h27 e deve perdurar até as 2h55 de segunda-feira (16). O evento durará pouco mais de três horas ,mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília.

A lua geralmente não entra na sombra feita pela terra. Mas, quando ela entra, acontece um eclipse. Há três tipos: o total, que ocorre quando toda a sombra da Terra é projetada sobre a lua; o parcial, quando apenas uma parte da lua é recoberta pela sombra terrestre; e o penumbral, quando a lua está na região de penumbra da sombra da Terra, bastante sutil de ser visto. Neste domingo, o eclipse será total.

A lua pode aparentar estar 7% maior e ter uma coloração vermelha. “Durante um eclipse lunar, a lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explicou a Nasa, agência espacial norte-americana, em seu site.

O próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. “Até lá, teremos vários eclipses parciais”, tranquilizou a astrônoma.