O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, articula a liberação de recursos federais – o Ministério dos Transportes é uma das fontes – para fortalecer ações e projetos do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Ele esteve em Brasília onde  representou o governador Ronaldo Caiado em reunião de trabalho na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  O Governo de Goiás quer apoio para consolidar parcerias com municípios e para projetos que provoquem impacto imediato na redução de acidentes e garantam mais segurança para motoristas e pedestres

Os pleitos  de Goiás junto à Senatran, órgão executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), relacionam-se a programas já em vigência, como o “Sinaliza Goiás”; a outros ainda inéditos mas que estão no radar do Departamento Estadual de Trânsito, como a instalação da “Faixa Azul” exclusiva para motociclistas; e iniciativas de caráter educativo. “Queremos potencializar o trabalho que tem sido feito pelo Detran-GO”, afirmou Daniel.

A “Faixa Azul”, cujas tratativas continuam em fase embrionária, é uma sinalização de segurança cujo objetivo é organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, e deve abarcar, quando sair do papel, todas as cidades da região metropolitana, relatou o presidente do Detran-GO. Waldir Soares ainda mencionou projetos como o “Cidade Mirim” – uma minicidade a ser construída para possibilitar noções reais de vivência de situações no trânsito a crianças – e “Escola de Trânsito”.

“O Detran foi, em outras épocas, sinônimo de manchetes negativas. Desde que o governador Caiado assumiu o governo, a história é outra, bem diferente, com foco no atendimento de excelência”, devolveu Daniel.