O mês de Julho reserva uma série de eventos astronômicos emocionantes para os apaixonados pelo céu noturno a exemplo das chuvas de meteoros à conjunção entre planetas e fenômenos lunares. O destaque fica com dois eventos: a Superlua no início do mês e a chuva de meteoros Delta Aquáridas nos últimos dias.

O primeiro deles ocorrerá na noite do dia 3, quando nosso satélite estará em sua máxima aproximação da Terra (perigeu) e, ao mesmo tempo, na sua fase cheia. Nessa noite, a Lua estará cerca de 43 mil quilômetros mais próxima da Terra, o que fará com que ela apareça maior e mais brilhante, com um aumento de tamanho aparente de aproximadamente 10% e de cerca de 20% de brilho em relação às fases cheias comuns.

O segundo evento, a chuva de meteoros Delta Aquáridas, é uma chuva média que pode produzir até 20 meteoros por hora em seu pico. É produzido por detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht e ocorre anualmente de 12 de julho a 23 de agosto. Este ano, a chuva atingirá seu pico de atividade na noite do dia 29 e nas primeiras horas da manhã do dia 30.

A Lua estará quase cheia e bloqueará a maioria dos meteoros mais fracos, mas, se você for paciente, poderá pegar os mais brilhantes. A melhor visualização do fenômeno será de um local escuro após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.

Confira o calendário dos principais eventos astronômicos de julho de 2023

01/07: Conjunção entre Marte e Vênus

03/07: Superlua

10/07: Lua em Quarto Minguante

11/07: Conjunção entre Lua e Júpiter

17/07: Lua Nova

20/07: Conjunção entre Lua e Vênus

25/07: Lua em Quarto Crescente

27/07: Conjunção entre Vênus e Mercúrio

29 e 30/07: Pico de atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas