O  IBGE dá início de agosto de 2023 a janeiro de 2024 às pesquisas MUNIC e ESTADIC 2023. A coleta de dados é feita anualmente, com exceção dos anos em que acontece o Censo Demográfico e devem ter seus resultados divulgados em setembro de 2024.

As Pesquisas de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Estaduais (ESTADIC) trazem dados sobre as instituições públicas municipais e estaduais. É um levantamento de dados relacionados à estrutura, à dinâmica e ao funcionamento dos órgãos públicos municipais e estaduais, em especial a prefeitura na MUNIC, e o governo do estado na ESTADIC. A MUNIC é realizada desde 1999, enquanto a ESTADIC teve sua primeira edição em 2012.

“É feito um rodízio dos temas pesquisados, de modo que ao final de quatro anos de uma gestão seja possível abranger a maior quantidade de assuntos, como por exemplo habitação, transporte, assistência social, direitos humanos, comunicação e informática, governança, segurança pública, saúde e educação. A novidade deste ano é a inclusão do tema primeira infância na pesquisa”, explica Rosane Oliveira, gerente da MUNIC e ESTADIC.

Para ela, a importância das pesquisas está principalmente na capacidade de fazerem um diagnóstico das políticas públicas implementadas no Brasil: “Através da MUNIC e ESTADIC conseguimos saber o que existe em termos de equipamentos, legislação e projetos”.Em 2023, a MUNIC vai a campo com o Suplemento de Saneamento, que contempla dois temas: limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo de águas pluviais.

Na primeira quinzena do mês de agosto representantes das superintendências estaduais do IBGE estiveram reunidos na sede do IBGE, no Rio de Janeiro, para treinamento. No treinamento, que contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, os supervisores de Pesquisas Sociais de cada unidade da federação receberam orientações a respeito do preenchimento dos questionários, além de informações sobre os assuntos pesquisados.