Mais de 132 milhões de brasileiros irão às compras neste fim de 2023 e as roupas lideram a preferência dos consumidores, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Um percentual de 60% dos entrevistados afirmaram no levantamento que irão adquirir peças de vestuários para presentear. A pesquisa também revela que neste fim de ano devem ser movimentados R$74,6 bilhões só no comércio varejista e o valor médio a ser gasto por cada consumidor é de R$138,00.
Esses números do recente levantamento da CNDL e do SPC animam os lojistas da Região da 44 em Goiânia, polo confeccionista que deve receber, só nas próximas duas semanas, mais de 800 mil visitantes, segundo estimativas da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44). “Essa é, sem dúvida, a melhor época do ano para nossa região. E para esta e a próxima semana a expectativa é de que a grande maioria dos compradores sejam do varejo e do atacarejo, haja vista o pagamento da segunda parcela do 13º salário já na próxima semana”, lembra Lauro Naves, presidente da AER44.
A designer de moda e uma das blogueiras digitais oficiais da Região da 44, Sabrina Alves, lembra que a preferência dos consumidores pela compra de roupas neste fim de ano está ligada, não só ao hábito da troca de presentes no Natal, mas também pelo costume de as pessoas investirem mais em vestuário, em virtude dos vários compromissos festivos nesta época, como confraternização nas empresas, festas de amigos secreto, formaturas, ceia de Natal, festa de Réveillon e outras. “O fim de ano é também um período em que as pessoas buscam renovar seus guarda-roupas para o próximo ano”, acrescenta a designer de moda. A afirmação de Sabatina encontra respaldo em outro importante dado da pesquisa CNDL/SPC, o que aponta que 64% dos consumidores ouvidos afirmaram que irão se auto presentear.
E se os compromissos nesta época são muitos, as dúvidas para a montagem dos looks também são várias. Por isso, a designer de moda Sabrina Alves traz a seguir algumas dicas básicas para todo mundo fazer bonito nas festas de fim de ano.
1 – O local, o horário ou a ocasião? – Na hora de saber com que roupa ir a um evento ou festa é natural ter aquela dúvida sobre qual look ideal para o lugar, o horário ou a ocasião. Mas afinal o que mais influencia na hora de definir o visual para uma festa? Para a designer de moda Sabrina Alves, todos esses aspectos influenciam de uma maneira ou de outra. Mas, segundo ela, o melhor ainda é pensar no tipo de evento, “porque isso é que vai dar o roteiro para montar um bom look”. “Se o evento é uma festa de amigo secreto entre amigos e familiares, tudo bem um visual mais casual e priorizando o conforto. Mas se estamos falando de uma formatura, uma premiação, algo mais formal em que você ficará mais tempo sentado, aí vale a pena investir num look mais requintado, com mais brilho, usar uma peça de alfaiataria como ternos ou blazer para os homens e  tailleur, vestidos longos e salto para as mulheres”, sugere.
2 – O que é tendência para elas – Segundo Sabrina, que conhece bem as lojas da 44, a região veste todos os estilos e abrange todas as principais tendências da moda neste fim de ano, em especial as linhas primavera-verão. Mas a designer de moda revela que entre as tendências mais fortes neste final de ano estão as peças em renda, as estampas florais e o uso da transparência, e muitas blusinhas e vestidos no paetê, muito usado para as noites de ceia e réveillon.
“Outra tendência forte são os jorts feminino (o termo jorts, que nada mais é do que uma abreviação de jeans shorts), que além de dar uma elegância ao look, pode compor um visual tanto para o trabalho quanto para os momentos de descontração. É uma ótima opção para sair da tradicional calça jeans ou social, trazendo sofisticação quando usada com uma terceira peça ou camisa branca” por exemplo.
3 – Moda Masculina – De acordo com Sabrina, as novidades também são muitas para o guarda-roupa masculino. “Os homens podem contar com muitas novidades nessa estação, na região da 44. Algumas delas são as camisas Polo com tecido maquinetado, no tricô ou canelado. Tem havido também uma grande procura por camisas de linho, algumas com o toque do algodão e elastano, deixando a peça mais fácil de usar e sem amassar”, afirma a digital influencer.
Ainda sobre o guarda-roupas masculino, Sabrina afirma que também está muito em alta as estampas em listras finas, que dão um toque mais sofisticado ao visual deles.  As calças em alfaiataria também são uma tendência forte nessa época do ano.
4 – Fim de ano mais quente – Sabrina lembra que a expectativa para 2023 é de que tenhamos um fim de ano bem mais quente, devido aos efeitos do fenômeno climático El Ñino, pois isso também está impactando nas tendências de moda, segundo ela.
“Sim, realmente tenho percebido que essas alterações climáticas, que aqui na região Centro-Oeste impactam principalmente na elevação da temperatura, tem feito as pessoas priorizarem o conforto, na hora de montar um look”, destaca. Assim a designer de moda afirma que tem sido grande a procura por peças mais curtas e feitas com tecidos que ajudam a manter a temperatura corporal como o algodão, o linho e outros.
5 – Sapatos – Os calçados também têm suas tendências, segundo explica Sabrina. “Os sapatos mais baixos estão com uma procura maior, para o dia a dia, mas ainda iremos ver muitos dos slingbacks, que são sapatos com uma tira no calcanhar geralmente com salto de tamanho médio. Esses calçados vão muito bem com vestidos leves, saias fluídas, e até mesmo com calças mais sofisticadas. Para as que não gostam de saltos, as papetes e as famosas e amadas rasteirinhas também compõe um look leve e sofisticado”, sugere