A a campanha Educação para a Autodefesa de Crianças, Adolescentes e Mulheres – bloco Não é Não,  iniciativas de realização conjunta da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego);  Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de Goiás e de diversas outas instituições, foi lançada na última quinta-feira, 1º na Alego.

 

Trata-se de um esforço para sensibilizar e promover mobilização social junto às autoridades públicas, familiares e educadores sobre a importância de promover precocemente a educação para a autodefesa de meninas e mulheres. No encontro de hoje, o vídeo que marca o lançamento da campanha permanente foi apresentado ao público.

 

O evento teve início com um passeio carnavalesco, acompanhado de muita música e dança, pelo saguão do Palácio Maguito Vilela. O Bloco Não é Não realiza, há sete anos, ocupações culturais com a linguagem estética carnavalesca para levar às ruas e outros espaços de lazer a bandeira do enfrentamento à misoginia e à cultura do estupro, além do respeito à liberdade e diversidade sexual. Embora seja um bloco de Carnaval de rua, as atividades do coletivo ocorrem durante o ano todo.

O grupo desenvolve um trabalho de conscientização, engajamento, comunicação e relações públicas com o objetivo de influenciar políticas, ampliar marcos legais e promover e estimular campanhas educativas permanentes que fortaleçam a igualdade de gênero e a proteção da liberdade e integridade sexual das mulheres.