Goiânia recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga na manhã desta sexta-feira (9/2). Cada frasco contém uma dose de 0,5ml. Atendendo determinação do Ministério da Saúde e pactuação do Conselho Estadual de Secretaria Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) e Governo Estadual, a vacinação será iniciada na quinta-feira (15/2) e se destina às crianças de 10 e 11 anos.

A quantidade de vacina recebida será suficiente para atender, com a primeira dose, todas as crianças de Goiânia com idades entre 10 e 11 anos. Segundo dados do IBGE, a Capital tem 34.234 crianças nessa faixa etária, sendo 17.156 com 10 anos e 17.078 com 11 anos.

O município vai disponibilizar a Qdenga em todas as 72 salas de vacina. Para se vacinar é preciso apresentar documento com foto e caderneta de vacinação. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Produzida pela farmacêutica japonesa Takeda, a vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Trata-se de uma vacina viva atenuada, que não causa a doença, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2. DEN3 e DEN4. O imunizante não protege contra Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas de dengue mais comuns são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor. Isso pode ser feito eliminando água parada ou objetos que acumulem água, como pratos de plantas ou pneus usados.