A Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, será palco de mais uma edição do Centraliza no domingo, 28 de abril, com um dia inteiro de atividades culturais, esportivas e de lazer. Serão mais de 14h de programação  com um diferencial: desta vez, o “esquenta” começa na noite anterior (27/4).

Seguindo a proposta de revitalizar e requalificar o Centro de Goiânia, além de atrações culturais e de lazer previstas para a 2ª edição do Centraliza, como apresentações musicais, performances circenses, exposição de carros antigos e encontro de motos, a Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) prepara um passeio ciclístico com percurso médio previsto de 12 quilômetros marcado para às 16h.
O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia, que tem como principal objetivo a requalificação do Centro da capital com foco em sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.
Entre as ações previstas para o Setor Central estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o REFIS realizado no Mercado da Rua 3, entre outubro e dezembro de 2023, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca de mais de 51% da iluminação pública do setor, retirada dos fios mortos, por meio do Programa Cidade Segura, e ações de esporte, cultura e lazer, como o fechamento da Avenida Goiás, no domingo, para atividades.
E se a 1ª edição, realizada no dia 7 de abril, mostrou a que veio, a 2ª chega para confirmar a expectativa da dona Vânia, que possui uma banca de lanches no cruzamento da Avenida com a Rua 3. “Era tudo o que eu queria. Com esse evento do Centraliza deu gosto de ver o calçadão cheio de gente. Estava lindo. Bom pro Centro e para mim, que aumentei a freguesia”, destacou a comerciante.