O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove nesta quarta-feira, às 20 h, o Concerto Parlatório, com apresentação do Coro Sinfônico de Goiânia. O evento tem entrada gratuita até a lotação do espaço, por ordem de chegada. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.
Na primeira parte do concerto, o Coro Sinfônico, sob regência de Fábio Leite, apresenta os quatro madrigais de Claudio Monteverdi, destacando a gênese do gênero canção e a interação entre poesia e música, ainda no período da Renascença. Com textos de Giovanni Battista Guarini, Francesco Petrarca e Pietro Bembo, essas peças apresentam como o compositor utilizou recursos para dar vida a essa expressão artística dentro do discurso musical. Dando sequência ao programa, e com texto de Charles d’Orléans, o concerto traz “Trois Chansons”, do compositor impressionista francês, Claude Debussy – grande influência no século XX, únicas peças concebidas nesse formato pelo compositor.
Ainda demonstrando a íntima relação entre essas duas formas de arte, poesia e música, “Three Shakespeare Songs” é uma peça sutil e delicada, com muita dinâmica, que convida os ouvintes à contemplação. “Full Fanthom Five” e “The Cloud-Capp’d Towers”, primeira e segunda canções, são trechos da peça teatral de Shakespeare com o título: “A Tempestade”, que exploram sonoridades ora de calmaria e ora, de forte tempestade.
A última canção é “Over Hill”, cujo texto foi retirado de “Sonhos de Uma Noite de Verão”, com características de vivacidade e leveza, possui linhas melódicas simultâneas e entrelaçadas. Composição de R. Vaughan Williams, compositor inglês que colaborou para a revitalização da escrita coral com orquestra. Em sua trajetória escreveu, também, sinfonias, óperas, música de câmara e trilhas para filmes.
Para a última parte, o grupo vocal apresentará “Flora: cinco canções de amor”, de Aylton Escobar, uma peça sobre cinco poesias de Flora Figueiredo. A história se repete, e assim como o caso do compositor Vaughan Williams em “Three Shakespeare Songs”, essa foi uma peça de confronto para um Concurso Nacional de Corais comissionada ao compositor.