O Governo Estadual, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), entregará 200 cestas básicas para famílias em situação de extrema vulnerabilidade em comunidades quilombolas Kalunga, na cidade de Cavalcante, na região Norte do Estado. O auxílio beneficiará idosos, grávidas, crianças e pessoas com deficiência que tiveram as dificuldades diárias agravadas com a pandemia da Covid-19 e o fim do auxílio emergencial do Governo Federal.

O caminhão com os donativos saiu da sede da OVG, em Goiânia, nesta terça-feira (23/2), e os benefícios serão entregues às famílias nos próximos dias por agentes da Polícia Militar do Estado de Goiás. A iniciativa conta, também, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cavalcante, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e da Associação Quilombo Kalunga (AQK), que auxiliaram na identificação das famílias em situação de maior vulnerabilidade. Além dos alimentos, serão entregues, também, cobertores, 200 brinquedos, 10 kits de enxoval para bebê e peças de roupas masculinas e femininas para adultos e crianças.

Em março de 2019, a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, Gracinha Carvalho Caiado, fez a primeira visita a uma comunidade quilombola. Ela foi a única primeira-dama de Goiás a visitar essa parcela da população goiana. Acompanhada da diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, ela foi à casa de várias famílias, na região de Cavalcante, município que está entre os dez mais vulneráveis do Estado. Na época, ela deixou clara a intenção do Governo de Goiás e da Organização de cuidar daqueles que mais precisam.

“Não poderíamos dormir tranquilos sabendo da situação em que essas famílias se encontram. Com o apoio do Governo de Goiás e parcerias com a iniciativa privada, temos cuidado de todos os que mais precisam, inclusive os moradores das comunidades quilombolas, uma gente tão sofrida e que ficou muitos anos esquecida pelo poder público”, afirma Gracinha Caiado.