O mês de outubro chegou e com ele o maior evento astronômico do ano: o eclipse solar que vai ser visível em todo o Brasil, de formas diferentes dependendo de onde você estiver. Além disso, um eclipse lunar também vai ser visível neste mês.

Em 14 de outubro ocorre o Eclipse Solar que será visível em todo o país. Em grande parte dele será um eclipse parcial, mas de uma estreita faixa que passa pelo Norte e Nordeste brasileiro, será um espetacular Eclipse Anular do Sol.

Ele será o maior eclipse solar do ano, e sua região de abrangência na faixa de totalidade recairá sobre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em consequência, uma vasta região das Américas terá visibilidade das fases de anularidade total e parcial – que é o caso aqui no Brasil.

Natal (RN) e João Pessoa (PB) são as duas capitais brasileiras que contemplarão o eclipse em sua maior magnitude – 0,953 e 0,949, respectivamente.

Em ambos os locais, o evento começa por volta das 15h30 até quase 16h50, com duração da anularidade máxima em torno de 3,5 min. O eclipse será parcial nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em São Paulo a magnitude máxima será de 0,488, às 16h49 min.

O quarto e último eclipse de 2023 será lunar parcial. As regiões de possível visibilidade abrangem o leste da América do Norte, uma pequena porção do nordeste da América do Sul, Europa, África, Ásia e partes da Austrália.

De acordo com o guia astronômico InTheSky.org, a ocorrência do eclipse se dará aproximadamente entre 16h30 e 17h50.