De agosto a setembro, a  Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), registrou 44 acidentes de trabalho envolvendo materiais perfurocortantes que foram mal acondicionados no lixo por moradores da Capital. Itens como palitos de churrasquinho e cacos de vidro ainda são acondicionados de forma correta, provocando a ocorrência de cortes e machucados. Ao descartar esses materiais é preciso embalar os itens para que os funcionários saibam o que estão, literalmente, colocando nas mãos.

A famosa jantinha é um dos pratos mais populares dos goianienses e, embora faça a alegria das famílias, o palito que sobra do churrasquinho acaba indo para o lixo comum e oferece perigo para os garis. Copos, louças, garrafas e vidros em geral também costumam ser jogados no lixo orgânico e causam acidentes com cortes muito profundos. Outro item que também deve ser descartado de forma segura são os espelhos, que, quebrados, são altamente cortantes.

No caso do palito de churrasquinho, a Comurg sugere que eles sejam colocados dentro de uma garrafa pet. Alguns desses palitinhos cabem até mesmo dentro da garrafinha de 600 ml. É só tampar e colocar no descarte comum. Dessa forma, as pontas não alcançarão as mãos dos servidores.

No caso dos vidros, o mais importante, contudo, é deixar o gari saber que ali tem um produto que oferece perigo à saúde dele. Por isso, a Comurg orienta aos moradores utilizarem caixas de sapato, de papelão, ou até mesmo a caixinha de leite para colocar os pedaços. Depois, uma caneta ou marca-texto para escrever “vidro quebrado”.

Outra forma de embalar os cacos de vidro é usando jornal, revista ou um papel que esteja disponível. Caso os pedaços sejam pequenos, fazer um cone e com uma pá recolher e colocar dentro. Usar uma fita adesiva para lacrar e escrever no papel “vidro quebrado”.

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados no mesmo dia que a coleta orgânica está agendada para passar na rua. No entanto, não podem ser jogados dentro das lixeiras misturados ao lixo comum. A forma correta é deixar ao lado da lixeira, ou sobre ela, quando tem tampa, para que o gari veja o aviso de alerta sobre o conteúdo.